Carol Vaz apresenta...
Sundari Odissi
Interpretando as emoções...
DESCRIÇÃO
Este projeto propõe a produção cinematográfica de um videodança, que destaca coreografias consagradas da tradição Odissi, o ballet da Índia, visando a captura da riqueza artística dessa dança milenar que será interpretada e ensinada pela artista e pesquisadora da área da dança Carol Vaz, bacharel em Dança pela Universidade Federal de Uberlândia UFU. A artista, que possuí mais de duas décadas de atuação na área, vem se aprofundando no estudo da técnica Odissi somada a metodologia de análise do movimento de Rudolf Laban. Carol Vaz é uma pesquizadora do movimento com muitos anos de experiência na áera cultural, que já empreendeu e trabalhou em diversas áreas da cultura sempre com muita dedicação e amor pela arte.
O videodança será gravado no auditório do Conservatório Estadual Renato Frateschi
Como contrapartidas, prevemos:
Realização de três oficinas didáticas no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, localizado em Uberaba. Essas oficinas têm um propósito fundamental, uma vez que preenchem uma lacuna na comunidade local, carente de instrução na área de dança, especialmente no que diz respeito ao Odissi. O oferecimento dessas oficinas gratuitas tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre a dança Odissi, suas técnicas e tradições com o público interessado, promovendo a educação e o acesso à cultura de forma inclusiva.
Produção de um vídeo discursivo que atua como suporte e explicação ao conteúdo do projeto. Esse vídeo documentará a execução do projeto, destacando os momentos significativos das coreografias, as oficinas ministradas e, crucialmente, aplicando medidas de acessibilidade para garantir que o conteúdo seja acessível a todos. Este vídeo terá um caráter instrutivo e informativo, enriquecendo a apreciação da dança Odissi e contribuindo para a educação cultural na comunidade local.
Dessa forma, o projeto não apenas promove a preservação e divulgação da dança Odissi, mas também atende a uma necessidade educacional na comunidade, oferecendo oportunidades de aprendizado em um conservatório que carece de instrução na área de dança, com foco na gratuidade e acessibilidade.
DESCRIÇÃO
Ao analisar o cenário cultural atual percebemos como Lídia Tostes
e suas iniciativas têm impactado positivamente a cidade de Uberlândia,
onde reside e é mais atuante. Proponente de 2 projetos aprovados pelo
Pmic, vem se mostrando uma líder nata, capaz de mobilizar todo um setor
em suas diversas esferas. Dessa vez Lídia convida o Núcleo artístico
Sundari, fundado por Carol Vaz, para promover a circulação da cultura
indiana através da Dança Odissi, uma das 8 danças clássicas da Índia.
Num roteiro composto por três oficinas e três apresentações solo,
seguidas de roda conversa, em espaços públicos e privados da cidade:
- Cine-Teatro Nininha Rocha
- Espaço Solar dos Pássaros
- Espaço Fluxo
- Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli (contrapartida
social)
O projeto promete um movimento inédito de oportunidades que vão desde
a acessibilidade gratuita às atividades referentes aos mais diversos
públicos; até a geração de trabalho, renda e o fortalecimento das economias
de Uberlândia.
OFICINAS
As oficinas possuem caráter introdutório a Dança Odissi, uma dança
teatral para ser apreciada por todos aqueles que desejam viver uma
experiência que vai além do entretenimento. Suas composições dramaturgicas
podem ser dividida em dois tipos: Nritta (dança abstrata) que é composta apenas
de movimentos, e Nritya (dança expressiva) que é quase que uma história
contada por movimentos. Neste segundo aspecto cada expressão facial e cada
movimento dos olhos têm um significado diferente, comunicando assim vários
temas míticos, emoções e estados de alma (bhava). Nesta arte, dançarino e
espectador, experimentam um diálogo equilibrado da forma viril com a graça,
das linhas simétricas com as assimétricas, da representação da energia feminina
com a masculina. Trazendo ênfase para as mãos e sua gestualidade, transforma
movimentos do cotidiano em gestos poéticos e cheios de simbolismos, de uma
maneira lúdica e prazerosa.
APRESENTAÇÕES
(coreografias clássicas da tradição Odissi)
NAMAMI VIGHNA RAJ MANGALACHARAM
Coreografia de Padmavibhushan Guru Kelucharam Mohapatra
Composta em 1957 no Kala Vikas Kendra, Cuttack*
* Cuttack é a antiga capital do estado de Orissa. Namami foi composta no
mesmo ano da criação da sociedade Jayantika, mesmo ano da cristalização do
repertório Odissi na seguinte sequência: Mangalacharam, Battu, Pallavi,
Abhinaya e Moksha. (mais informações no anexo -V )
SHIVA SLOKA
Uma sequência de Dança que descreve os atributos do senhor Shiva Nataraj, o
deus da mitologia Hindu que dança para criar o universo. Considerado o pioneiro
entre os atores e dançarinos, sendo o observado e também o observador
desempenha o papel de promover movimento no Universo através de sua dança
e fundir a criação visível e invisível em Si Mesmo. A Dança de Shiva representa
as cinco açõs de Deus: criação - sustentação - dissolução - a cobertura da grande
ilusão - a iniciação para se libertar da grande ilusão.
"Mangalacharam é uma estrutura coreográficas que abre uma apresentação de repertório Odissi. São coreografias que encerram em si toda a ritualística indiana. No início, Manchapravesh – primeiros passos para o auspicioso, o dançarino entra em cena e desenha com sua trajetória, padrões geométricos que podem ser associados ao valor energético das mandalas e yantras. Bhumi Pranam, a segunda parte, o dançarino presta homenagens à Bhumi ou Mãe – Terra, homenagem simbolizada em um único gesto simples de tocar o chão antes de dançar. Esse tocar a Mãe – Terra acontece no proscênio, local símbolo da “criação”, ocupado pelo próprio deus Brahma, o princípio Criador. A terceira parte, Ishtadeva Vardanam, é o momento onde a deidade “Ishtadeva” é reverenciada “Vardanam”. A peça conclui com a quarta parte, Sabha Pranan, uma saudação aos quadrantes do universo seguida da quinta e última parte Trikundi Pranam, tripla (trikundi) saudação: ao Absoluto (Espírito Santo, Eu Superior, Deus …), aos nossos antecessores representados na figura do Professor e Mestre e à distinta platéia."
Shiva Sloka - A dança de Shiva
"Uma sequência de Dança que descreve os atributos do senhor SHIVA, o deus hindu que dança para criar o universo.
São todos bem vindos a participar !! A peça é simples e de fácil assimilação para que todos os dançarinos natos possam participar.
Śiva Nataraja, é uma das imagens de Śiva diretamente conectadas ao aspecto transformador das Artes. Ele DANÇA para criar e destruir o universo. Ele toca (SOM) seu damaru de onde ecoa o mantra OM. A dança de Nataraja é o TEATRO do mundo.
Śiva Stuti – Oração a Shiva
OM
Āňgikam bhuvanam yasyā
Vācikam sarva vāngmayam
Āhāryam candra tarādī
Tvam namah Sāttvikam Śivam
Nos curvamos ao Sāttvika (personificação da virtude), Śiva cujo Āňgika (movimento do corpo) é o mundo, cujo Vācika (expressão verbal) é toda a linguagem e cujo Āhārya (figurino e ornamentos) é a lua e as estrelas."
JUSTIFICATIVA
Uberlândia é uma cidade que engloba diversas culturas, o que permite
grandes intercâmbios entre visões de mundo e estéticas artísticas. Embora a
dança veiculada na cidade tenha influências globais variadas, não há
presentatividade significativa da dança oriental, principalmente a indiana, que
vem de uma tradição sólida e tão sofisticada quanto a tradição ocidental. Para
difundir esse aspecto artístico da cultura milenar indiana, este projeto propõe
três oficinas didáticas e três apresentações solo de coreografias consagradas da
tradição Odissi.
Em um contexto cultural deturpado pelas dissonâncias da vida urbana
contemporânea e a superficialidade estética que envolve a arte veiculada pelas
mídias, objetivamos inspirar o cultivo da consciência com essa dança que vai
muito além do entreterimento, trazendo harmonização ao corpo, estabilização a
mente e profundidade a alma.
A fusão entre Dança, Yoga e Meditação é encontrada na Dança Odissi,
repercutindo-se na vivacidade da atuação cênica, na interpretação de símbolos
e conhecimentos metafísicos, elevando o lirismo da emoção e do sentimento
humano. Sendo assim a Dança Odissi tem muito a contribuir com nosso papel
na vida, nossa visão de mundo, nossos comportamentos nele e com a forma de
nos relacionarmos, com nós mesmo e com a sociedade.
PÚBLICO ALVO
O público alvo do projeto é heterogêneo, homens e mulheres interessados em dança, yoga, meditação, cultura indiana e auto conhecimento. As idades estimadas para as pessoas que irão fazer as oficinas são de 15 à 50 anos, porém para a apreciação dos espetáculos todas as idades, inclusive crianças. Para a contrapartida social o público alvo serão crianças, adolescente e jovens adultos, estudantes do conservatório.
PRODUTO CULTURAL
Filmagem dos espetáculos que resultará em três videodança incrementados
com efeitos, edições e músicas criadas pelo artista Christhian Beschizza, que
conta com duas câmeras, uma sendo em 4k. Posteriormente esse material será
disponibilizado na internet.
CONTRAPARTIDA SOCIAL
Atualmente vem crescendo o número de crianças desconectadas de seus corpos/mentes, que tem seu processo de desenvolvimento atropelado pela realidade social conturbada que vivemos. O presente projeto quer resgatar essa conexão, oferecendo duas oficinas
no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan, para os alunos de dança, teatro e música:
Coordenação motora e introdução a técnica Odissi
A oficina de coordenação motora terá como base os estudos de Rudolf
Laban, onde encontramos uma imensa riqueza de noções corporais e
espaciais. Pela eukinética veremos os 4 fatores do movimento (tempo,
peso, espaço e fluxo). Pela corêutica estudaremos as 27 direções de
orientação espacial
(dimensionais, diagonais, diametrais)
A oficina de introdução a técnica Odissi será mais simples e lúdica do
que as três anteriores. As atividades irão girar em torno dos
Patakas Hastas - gestos com as mãos e seus significados e do Viniyoga -
gestos combinados com expressões faciais que representam diversas
situações da vida.
Nosso intuito é melhorar a qualidade de vida dessas crianças, trazendo
paz e auto conhecimento para que elas se desenvolvam em plenitude.
Conheça nossa equipe:
CAROL VAZ - Diretora Artística e Instrutora de Arte e Cultura
Carol Vaz é professora de Yoga e de Dança Indiana - estilo Odissi. É bacharel em Dança pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia), estudante de música pela Uninter, aluna de canto do Conservatório Estadual de Música de Uberaba.
Uma propositora excêntrica de vivências corporais e criações artísticas que vislumbram o contato com a Natureza como fonte inspiradora.
LÍDIA TOSTES - Produtora e Coordenadora Geral
Graduação: Publicidade e Propaganda
Período: Janeiro 2004 a dezembro 2010
Entidade: Centro Universitário do Triângulo - Unitri
Pós-Graduação: Gestão em Marketing
Período: janeiro 2011 a julho de 2012
Entidade: Esamc
Instrutora de Yoga com prof Maria Laura Packer
Especialista em Yogaterapia Hormonal para mulheres com Dinah Rodrigues
Instrutora de Yoga e massagem Mães e Bebês
CHRISTHIAN BESCHIZZA - Filmagem e Pós Produção Cinematográfica
Formou-se Mestre em Musicologia (2015-2017) e Bacharel em
Música (Violão) (2011-2015) pela Universidade Federal de Uberlândia, e
Licenciado em Música pelo Claretiano (2018-2019). Especializou-se em
Cordas Dedilhadas, Revisão Crítica de Repertório, Música Antiga, Produção
Musical e Edição Audiovisual.
CAMILA AMUY - Assistente de Produção
Formada em comunicação Social com Habilitação em Publicidade de Propaganda - ESAMC (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação)
É bacharel em Teatro - UFU (Universidade Federal de Uberlândia) -
Produção Teatral (Mobilidade Internacional)- IPL/ESTC (Instituto Politécnico de Lisboa, Escola superior de teatro e cinema) Lisboa/Portugal
Pós Graduação Gestão Cultural: Gestão, Cultural, Desenvolvimento e Mercado. SENAC - EAD
BRUNA FREITAS - Fotografia
Bruna Freitas Nogueira é multi-artista formada pela Universidade Federal de Uberlândia em Teatro - Licenciatura. Atualmente atua com fotografia, textos de auto-ficção e cinema. É pesquisadora na área da performance & cena contemporânea. Participou de grupos de pesquisa dentro da Universidade como "Memória (em) Performance", onde realizou diversas ações e eventos. É idealizadora da produtora cinematográfica Sapata Filmes e gestora na Moviola.
TAMARA DOS ANJOS - Atividade de Iluminação
Iluminadora, atriz, pesquisadora e professora de teatro. Graduada (em 2018) em Teatro (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Participou de projetos como PIBID, PIBIC e grupo de pesquisa em Iluminação Cênica da mesma universidade, todos objetivados em alcançar conhecimento, experiência e reflexão teatral a partir das áreas especificadas anteriormente. Possui maior experiência na área de iluminação cênica. Acompanha alguns grupos e festivais teatrais criando e executando a iluminação dos mesmos, bem como fornecendo apoio técnico para as visualidades da cena e viabilização de trabalhos online.
JULIANNE MARCHIOLI - Pintura corporal mehdhi
Julianee Marchioli é fundadora do Gaiattri um projeto que movimenta a arte vibracional em toda sua forma e possibilidades para além de algo estético e decorativo. Toda arte tem sua função energética e sentido na sua criação, para a pessoa que a adquire e para o ambiente que irá recebe-la. Julianne Marchioli vê na arte uma forma de autoconhecimento e conexão com seu propósito.
Conheça mais sobre a dança Odissi
A dança Odissi propõe a vinculação de diversos âmbitos artístico: dança, música, teatro, pintura e literatura. Repercutindo a vivacidade da atuação cênica na interpretação de símbolos e conhecimento metafísico enquanto eleva o lirismo da emoção e do sentimento.
Nesta arte o corpo experimenta um diálogo equilibrado da forma viril com a graça, das linhas simétricas com as assimétricas, da representação da energia feminina com a masculina. Trazendo ênfase para as mãos e sua gestualidade, transformando movimentos do cotidiano em gestos poéticos e cheios de simbolismos, de uma maneira lúdica e prazerosa.
O praticante desenvolve a apropriação do corpo e suas possibilidades de expressar ideias, histórias, mensagens, intenções e emoções. No nível psicológico a pratica regular da dança Odissi, ajuda a desenvolver: auto-confiança, equilíbrio emocional, clareza mental e tranquilidade.
A principal característica dessa dança é a harmonia entre os opostos: fluidez e rigidez. E suas composições dramaturgicas podem ser dividida em dois tipos: a Nritta, que é composta apenas de movimentos, e a Nritya que é quase que uma história contada por movimentos. Neste segundo aspecto cada expressão facial e cada movimento do olho têm um significado diferente, comunicando assim vários temas míticos, emoções e estados de alma (bhava).
"Ao fazer dança percebemos que ali dentro de nós sempre houve um artista. Alguém que deseja se conectar, se descobrir. De descobrir a magia de seus melhores gestos e movimentos.
De criar uma versão melhorada de Si mesmo. Mais feliz e plena. Odissi é uma dança para ser apreciada por todos aqueles que desejam viver uma experiência que vai além do entretenimento. É para aqueles que ousam ir além. Odissi é literalmente uma aventura que nos coloca no papel de explorador nos caminhos de nosso próprio corpo, mente e espírito. É um estilo de dança clássica e teatral originária do estado de Orissa, Índia. É uma arte que combina de forma sensível e poética a dança, o teatro, a música e a literatura."
Silvana Duarte - mestra de dança Odissi
(professora de Carol Vaz)
CNPJ: 39.433.654/0001-44 Todos os direitos reservados à Sundari Yoga Arte Natureza